O que é uma Pomba Gira

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Apesar dos espíritos não terem sexo, eles se apresentam como homens ou mulheres, dependendo da polaridade energética que decidirem escolher.
A Umbanda nasceu em 1908, mas as entidades de Pombas-Giras só viéram a se manifestar incorporando pro volta de 1970.
Foi em 1970 que as mulheres estavam buscando seus direitos, pois a nossa sociedade era patriarca e dominada pelos homens, onde as mulheres ficavam em casa e os homens saiam para trabalhar.
As mulheres sempre eram antigamente, e ainda são em algumas religiões submissas aos maridos, e as Pombas-Giras se manifestavam dizendo que eram donas de si mesmas. E isso era um apoio as mulheres.
Assim podemos falar que a Umbanda está se autoconstruindo, melhorando e se incrementando com o passar do tempo.
Exus são os policiais do Plano Espiritual, e as Pomba Giras são as policiais.
Os exus geralmente se aparentam com roupas de guerreiros de tempos passados, onde possivelmente tiveram vivencias militares.
Eu perguntei uma vez para o sacerdote do centro que eu frequento, o porque que as Pombas-Giras também não se apresentam como formas de guerreiras.
A resposta que ele me deu é porque se não as pessoas iam achar que elas são a Joana D’Arc., que é uma personalidade conhecida em nosso planeta, uma santa que sincretiza com a Orixá Oiá, também chama de Logunã.
Muitas pessoas achariam que estavam incorporando ou vendo Santa Joana D’Arc.
Cada religião tem uma linguagem, e no Esoterismo e Misticismo Oriental os Exus e Pombas-Giras são os guardiões espirituais.
As Pombas-Giras são regidas por Oxum, Orixá do amor.
As Pombas-Giras são senhoras do amor, que também trabalham com limpeza energética de vários tipos, como cortes de demandas, obessessores e formas-pensamento.
Quando for falar com alguma entidade sobre amor, é uma boa opção falar com um Gitano (cigano), uma Pomba-Gira, ou, se tiver no centro ou templo uma entidade chamada Exu Veludo.
Todo Exu é acompanhado nos seus trabalhos espirituais por uma Pomba-Gira, e toda Pomba-Gira por um Exu. São os guardiões, policiais espirituais.
Cada Pomba-Gira pertence a uma escola espiritual, e geralmente as que se apresentam na Umbanda são iluminadas chefas de Falanges de guardiãs.
Existe a escola espiritual das Marias do Rosário, Marias Padilhas, Maria das Rosas.
Quando uma Pomba-Gira faz parte de uma escola espiritual, ela assume o nome dessa escola espiritual, e se manifesta não somente na Umbanda, mas também em todas as outras religiões, é que na nossa religião Afro-Brasileira, conversamos com elas, pois usamos mediunidade de incorporação, e nas outras crenças não.
Então as entidades da Umbanda, não são da Umbanda, ajudam onde podem ajudar.
As Pombas-Giras são especialistas nas questões do amor, da paixão, dos relacionamentos, assim como ajudam as mulheres serem independentes, terem autoestima, si reconhecerem, se amarem e etc.
Existe um engano grande onde se confundiam Pombas-Giras como prostitutas, pois elas se manifestaram em uma sociedade onde as mulheres deviam servir aos maridos, serem donas do lar, submissas, e não terem independência, autoestima e poder de ação.
As pessoas viam erroneamente mulher assim como prostitutas. 
Na época antiga era muito mal vista a separação entre dos casamentos, e as Pombas-Giras, caso a mulher estivesse infeliz no casamento, dizia para elas se divorciarem. Isso era um Tabu na época.
O tempo mudou e as mulheres tem mais liberdade hoje em dia, porém ficou o preconceito com nossas amadas guardiões até hoje.
Então é sempre recomendado explicar para as pessoas, para não terem vista ruim sobre essas guardiãs que tanto nos ajuda, como prostitutas.
As Pombas-Giras também podem atuar para tirar as prostitutas dessa vida que levam vendendo seus corpos.
Pombas-Giras são do bem, não são seres que fazem o mau, não é uma prostituta com sexualidade desequilibrada.  
As Pombas-Giras não são desvirtuas, elas inclusive elas trabalham também equilibrando o sexo das pessoas, pois o excesso ou a abstinência desequilibram nosso Chakra Básico.
O sexo é uma criação de Deus, e faze-lo com amor e fidelidade é sempre bom e positivo.
As Pombas-Giras esclarecem os problemas que muitas vezes não vemos em nosso relacionamento, ajudando a trazer consciência, a que as pessoas desenvolvam seus autoconhecimento e assumam o que estão fazendo que está prejudicando o amor, o companheirismo, o carinho, a falta de atenção e etc. com o nosso par romântico.
A Umbanda trabalha no autoconhecimento, e nele é sempre importante enxergarmos o que estamos fazendo que está boicotando, não existe mal em enxergar, apesar de que para muitos é difícil aceitar seus defeitos e erros, mas é isso que vai melhorar em nossa vida.
Muitos casais pararam de se dar carinho e atenção, estando só centrado nos problemas, trabalho, filhos, diversão e etc. e para sermos felizes, pois amor é felicidade, resolver essas atitudes erradas com quem dividimos nossa vida.
A falta de atenção, carinho e amor muitas vezes é a causa da traição, coisa que as Pombas-Giras, trabalham para não acontecer.
Poder ter ajuda no amor é importantíssimo, pois amor é felicidade, que é a melhor coisa que existe na vida.
As pessoas boas buscam ser felizes, e é no amor que conseguem isso, pois o amor traz a completude.
Assim vemos como é importante o trabalho das nossas amadas guardiãs.
Buscar o amor no autoconhecimento (amor pelos outros) e nos relacionamentos é o que deixa a vida muito bem.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: